terça-feira, 30 de outubro de 2012


Liberdade? (by Denilce Luca)
Painting: 'The Disasters of War' by Gottfried Helnwein

Subversivo não é o artista que retrata a cena que choca; subversivo é aquele que covardemente comete o ato na realidade subjugando os direitos e a vida de outro ser. Não presenciamos tais atos e não os vemos retra
tados pois a hipocrisia da maioria incondicionalmente os protege, tênue como um véu. A ignorância é mansa, suave e amiga. Confortável.

Na arte um pênis ereto e um close vaginal certamente chocam. O “nu artístico”, bem comportado e definido pela ala hipócrita pode. Provavelmente os membros dessa ala foram capados ou infibulados.

Nem pênis, nem vagina. Nem pensar. Comer a vizinha pode. Mas não tem problema, pode-se comer a vizinha e comprar seu ‘pedaço’ do ‘céu’ na igreja mais próxima. Hoje a coisa está mais simples, elas aceitam até cartão.

Um quadro com uma criança mutilada em uma crítica aberta aos horrores do Nazismo choca. Sim, uma obra pode provocar sensações intensas. Mas o artista agride a tela. Tão somente. Críticas merecem aqueles que na realidade cometeram o ato retratado pelo artista. Mas eles, como sabemos, têm como proteção o véu da hipocrisia ou do poder. Poder que a sociedade emburrecida e controlada humildemente os confere.

Hoax nas redes sociais contendo fotos de extremo mau gosto pode. Mas cuidado com a obra que posta pois alguém lhe denuncia aos administradores da rede. Lembre-se: nem pinto, nem buceta (desculpe, pênis ou vagina).

Nem Monteiro Lobato escapa...

A hipocrisia distrai, desvia os olhos do que realmente precisa ser visto, julgado e contido. Salve as novelas, o jornalismo comportado, um viva aos nossos tempos modernos onde se clama não haver mais censura.

Que a falta de cultura continue imperando.

Que a raça humana produza seres cada vez mais incapazes. Aliás, hoje em dia nem é mais necessário que o poder queime livros (ninguém mais os lê), destrua obras (elas são bem-comportadas), contenha intelectuais (quantos sobraram??).

Assim tudo acaba mais rápido e o planeta talvez tenha chance de se recuperar criando uma nova espécie. 

4 comentários:

  1. Parabéns amiga pelo texto magnífico, recheado de verdades. Infelizmente a hipocrisia domina as pessoas, não vi nada, não sei de nada, não ouvi nada... é mais confortável e conveniente. E o que diante das pessoas é pecado, na surdina tudo pode... Fui presenteada com 2 novos selos e quero te presentear também, fique a vontade para aceitar ou não, mas saiba que é dado de coração. Grande bj.
    http://poesiasesonetos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo obrigada Nádia! Por seu incentivo e pela premiação! Fico muito feliz e lisonjeada!Forte e carinhoso abraço!

    ResponderExcluir
  3. Você disse tudo, Denilce! Como não é de interesse dos governos fajutos do mundo, a maioria, que o povo se aculture, há momentos que penso que só na hora em que a humanidade for no fundo do poço é que poderá haver chance de luz no final do túnel. Mandou super bem!

    ResponderExcluir