quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


"E assim rasteja a humanidade" por Denilce Luca

A foto abaixo – como tantas outras levantando inúmeras bandeiras na tentativa de fazer um mundo melhor e mais justo sem levantar o bundão da cadeira – circula nas redes sociais com diversas legendas: desde ‘foto tirada por algum bom samaritano que presenciou o pobre morador de rua ser retirado de forma violenta por seguranças do estabelecimento’ até um doce comentário sobre ‘como foi comovente ver o pobre homem ler seu livrinho e ser tão bem acolhido no local’... 

E milhares exaltam, compartilham e aplaudem ou ficam indignados... Isso demonstra CLARAMENTE como é FÁCIL enganar a massa. 

Com um pouco de falta de caráter, coragem e uma pitada de eloquência é possível carregar consigo milhões de pessoas (e delas subtrair milhões em valores) em quase um piscar de olhos. 

Qualquer semelhança com líderes religiosos e políticos não é mera coincidência. É exatamente a mesma coisa. É assim que funciona. A maioria acredita EM QUALQUER coisa. E quando a mentira lhe convém, essa grande maioria torna-se dessa mentira fervorosa defensora. 

Atingindo qualquer sentimento manifesto ou latente é fácil disseminar uma onda que contamina massas e em pouquíssimo tempo tem-se um exército numeroso. Ignorância e proteção de interesses próprios dão o toque final. 

Último, mas não menos importante: a imagem do ser ‘social’, bem enquadrado, seguidor dos bons padrões de conduta. É a proteção da massa. Homens de família (pseudo-eunucos enclausurados que comem a vizinha), as santificadas prostitutas domésticas, donas-de-casa ‘bem’ sustentadas pelos maridos dando seu ‘um décimo’ ao amante frequentam a igreja e são bem colocados socialmente. Deve-se zelar pelas aparências. E a massa continua unida e homogênea. Nada de mau nos atinge sob a égide de nossos líderes. 

E assim rasteja a humanidade...

2 comentários: